Usina São Martinho é adepta do smart farming (crédito: divulgação)

A São Martinho, uma das maiores companhias sucroenergéticas do Brasil, e a Qualcomm firmaram colaboração para avaliar o uso de 5G a fim de aprimorar processos agroindustriais. Por meio da parceria, anunciada nesta segunda-feira, 24, serão implantadas soluções com foco em produtividade, eficiência operacional, segurança e sustentabilidade.

A São Martinho possui uma usina com cobertura 4G e 5G, na cidade de Pradópolis (São Paulo), praticando smart farming, isto é, agricultura inteligente, no cultivo de cana-de-açúcar. A Qualcomm analisará como sistemas baseados em tecnologias como 5G e inteligência artificial (IA) podem ajudar no agronegócio, visando especialmente à produtividade.

A São Martinho, com experiência no setor sucroenergético, apoiará com conhecimento agrícola, operacional e industrial para garantir que as aplicações avaliadas endereçam desafios do setor. Além disso, poderá disponibilizar a parceiros acesso ao ambiente operacional da usina, aos profissionais da companhia e aos dados históricos das suas operações, ajudando, por exemplo, no desenvolvimento de algoritmos de IA.

Entre alguns dos desafios do setor estão monitorar e estimar o crescimento e a produtividade das plantas, detectar sinais de ameaça à lavoura, melhorar análises de solo e clima, otimizar aspectos logísticos e industriais, entre outras. Algumas aplicações estão sendo planejadas, como o uso de câmeras, drones, rovers, sensores e outros equipamentos baseados em produtos da Qualcomm. Eles são capazes de coletar dados, aprender padrões e fornecer informações para o aprimoramento de processos.

A Qualcomm, por sua vez, analisará o uso da sua tecnologia para identificar modelos de IA e soluções para o setor, a fim de melhorar a automação, previsibilidade e visibilidade na operação agrícola.

Os primeiros projetos devem iniciar ainda em 2023 no Centro de Inovação São Martinho, um ambiente de inovação aberta focado no desenvolvimento de soluções digitais, localizado na Usina São Martinho.