Os Açores, em Portugal, terão a maior rede OpenRoaming do mundo, de acordo com anúncio feito pela Wireless Broadband Alliance (WBA) nesta segunda-feira, 24. Os hotspots Wi-Fi estão sendo implementados nas nove ilhas da região autônoma, em uma parceria entre o governo açoriano e a Tetrapi, uma companhia local de serviços.

Serão 250 pontos de acesso Wi-Fi em locais internos e externos, como hotéis, aeroportos, escolas, jardins públicos, praias, piscinas, bibliotecas, pavilhões esportivos, museus, prédios governamentais, praças, marinas e locais turísticos. Eles podem ser usados gratuitamente por turistas, cidadãos, socorristas e outros usuários.

Para utilizar é preciso apenas aceitar os termos e as condições. Todos os dispositivos com suporte para Passpoint conseguem se conectar à rede OpenRoaming, como modelos da Samsung, Apple e Google. Sempre que o dispositivo estiver dentro do alcance de um ponto de acesso se conectará automaticamente, sem precisar logar.

A primeira fase de implementação inclui uma rede ampla disponibilizada pelo governo dos Açores entre as nove ilhas, redes públicas e em alguns equipamentos públicos. A maior instituição de ensino e escritórios empresariais no centro da cidade também fazem parte dessa etapa. A fase dois, ainda em planejamento, deverá cobrir terminais de balsas, que recebem cruzeiros, balsas locais que fazem transporte entre ilhas, grandes redes hoteleiras locais e aeroportos.

De acordo com a WBA, a rede OpenRoaming trará diversos benefícios para os Açores. Entre eles, está estimular o turismo, além de atrair empresas, melhorando fluxos urbanos e serviços. A conectividade ajudará também na segurança pública, já que bombeiros, por exemplo, poderão acessar informações críticas, durante ações. No futuro, a rede poderá ser usada para aplicações de Internet das Coisas, como sensores de clima e câmeras de trânsito, caso surja a necessidade.

O OpenRoaming atualmente está disponível em 3 milhões de pontos de acesso no mundo. Os usuários não precisam se registrar ou reinserir as credenciais de login, independentemente do provedor de identidade, regional ou internacional. O padrão também permite que empresas, OEMs de dispositivos, provedores de serviços e outros forneçam garantias de desempenho, com Wi-Fi 6 e 6E.

Lançado em maio de 2020, o padrão está na versão 3, uma etapa em que aspectos comerciais e de negócios do roaming são resolvidos mais facilmente, reduzindo tempo legal e administrativo para estabelecer acordos de liquidação de roaming. A versão 4 estará disponível no final do verão no hemisfério norte, que termina em setembro.