A Claro prevê que o segundo semestre de 2021 terá o avanço na oferta de smartphones intermediários 5G com mais fabricantes. Atualmente Apple, Motorola, Xiaomi e Samsung são alguns dos OEMs que vendem celulares para esta rede. Segundo Paulo César Teixeira, CEO da operadora, a expectativa é ter dispositivos móveis da quinta geração na faixa de preço dos R$ 2 mil.

“Não temos dúvida (que este será o Natal do smartphone 5G)”, disse o executivo durante participação no TeletimeTec, evento virtual organizado pela Teletime nesta segunda-feira, 24.

No momento, a Claro oferece o 5G DSS em 14 cidades no Brasil. De acordo com o executivo, a cobertura dessa tecnologia abrange entre 15% e 20% da base, especialmente em áreas mais densas que podem ter mais consumidores com mais poder aquisitivo para usar handsets 5G premium – acima de R$ 3 mil.

Teixeira explicou que, em DSS, a conectividade é bem superior ao 4G e 4,5G, uma vez que a conexão nas 14 cidades varia entre 100 e 400 Mbps. Ou seja, a velocidade do DSS é comparável apenas com a conexão de fibra óptica doméstica, mais rápida que a atual rede móvel LTE.