Trocafone; shopping machine

Shopping machine: máquina faz todo o processo de compra de um celular usado. Foto: divulgação

A Trocafone, empresa que vende celulares e tablets seminovos, lançou uma máquina de compra de aparelhos celulares. No momento, a empresa possui duas máquinas instaladas no Carrefour Pinheiros e no Shopping Bourbon, na capital paulista. Esses dispositivos serão espalhados em outros estabelecimentos e a Trocafone pretende chegar à marca de 10 mil compras de aparelhos nos primeiros seis meses e somente por meio dessas “shopping machines”, como são chamadas

A máquina funciona da seguinte maneira: interessados devem preencher dados de identificação pessoal e do aparelho que desejam vender. Em seguida, a shopping machine faz uma avaliação do celular. Caso a venda seja aprovada, a máquina informa o valor que a Trocafone pagará pelo dispositivo. Caso o usuário concorde, é feito um Pix para a conta do cliente e ele deve inserir o celular no repositório.

Vale reforçar que durante o processo de verificação do celular, são feitas a verificação do IMEI do aparelho e a checagem se consta alguma ocorrência na lista cinza ou de iCloud bloqueado. Além disso, é necessário que o cliente possa usar o celular para fazer a venda.

Nas máquinas, é possível também orçar um aparelho qualquer, para ter conhecimento de quanto a empresa está disposta a pagar por ele. Outra opção presente na máquina é a de reciclagem de aparelhos. Neste caso, em qualquer telefone, mesmo sem condições de uso, a empresa paga R$ 20 por cada um.

As máquinas automáticas se somam aos 15 quiosques que a Trocafone possui espalhados em shoppings de São Paulo e outras cidades (próprios ou em parcerias). O cliente também pode escolher o atendimento online, no site da empresa.