| Publicada originalmente no Teletime | A Anatel vai liberar o uso da faixa de 3,5 GHz em mais 459 municípios. A reunião do Grupo de Acompanhamento da Faixa (Gaispi) deverá acontecer ainda na tarde desta quarta-feira, 24. A informação, antecipada por Teletime na semana passada, foi dada pelo conselheiro da agência e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, durante painel no Encontro Nacional da Abrint, em São Paulo.

Segundo comentou o conselheiro, as cidades que deverão ser liberadas são dos chamados clusters – grupos de municípios próximos, como na região metropolitana de capitais, e que têm a liberação antecipada para aproveitamento de recursos. Desta vez, afirma Moreira, o grande foco será em cidades acima de 30 mil habitantes, as quais o edital só previa a liberação em 2026.

Conforme antecipado por este noticiário, as 459 cidades que devem ser liberadas pelo Gaispi, 428 são em pequenos municípios. Há ainda 21 cidades em municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes e 10 cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes.