Dos 3,3 milhões dos vendedores da Shopee (AndroidiOS) no Brasil, metade tem a maior parte de sua receita oriunda do marketplace. Ou seja, a plataforma que está desde 2020 no Brasil é a principal fonte de ganho para eles. Os dados são de uma pesquisa feita pela companhia em maio deste ano com 7 mil empreendedores brasileiros que fazem parte do seu ecossistema, como vendedores, afiliados e motoristas parceiros e donos de lojas de logística reversa.

Entre os comerciantes que vendem no marketplace (também conhecidos como 3P ou sellers), a maioria (90%) afirma vender produtos feitos no Brasil. Aproximadamente um terço (30%) começaram a comercializar online com a Shopee e o mesmo percentual expandiu fisicamente suas operações depois de começar a vender na plataforma.

Mas um dos principais avanços para este público foi a possibilidade de contratar mais pessoas para o seu negócio. Atualmente, a companhia estima que os 3P geram oportunidades de empregos para 1,4 milhão de brasileiros.

Agência Shopee  e motoristas

Em outro trecho da pesquisa sobre as lojas que fazem logística reversa e estão afiliadas ao programa Agência Shopee, 45% notaram aumento no faturamento em suas lojas físicas por causa do aumento da circulação de pessoas. E por receberem mais público para retirada ou entrega de produtos 40% precisaram contratar mais pessoas para suas operações. 75% dos lojistas têm uma equipe composta por até três pessoas.

Dos motoristas que atuam com a plataforma, a maioria (80%) atua exclusivamente na Shopee e 60% dizem que mais de 80% de seus ganhos mensais vêm das entregas para o marketplace.

Afiliados

No programa de afiliados, que inclui influenciadores digitais e blogueiros para promover produtos vendidos em troca de comissões na Shopee, a maioria (90%) começou nesta jornada pela companhia. 80% desses profissionais da economia digital dizem que 20% da sua renda mensal vêm de conteúdos que geram para o marketplace e 40% querem transformar seus ganhos no e-commerce como sua principal fonte de renda.

O programa de afiliados tem 5 milhões de profissionais inscritos. Por sua vez, o marketplace tem 3 milhões de vendedores cadastrados e a Agência Shopee, 2,8 mil unidades. A companhia tem 45 mil motoristas parceiros.

Imagem principal:  Luciana Hachmann, head de relações governamentais da Shopee, ao apresentar os dados da pesquisa interna (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!