Imagem do blog do Shopee

A crise do novo coronavírus e o distanciamento social fizeram com a gente utilizasse mais os aplicativos de comércio móvel (m-commerce). Em 2020, uma análise do Ebanx revelou que a maioria dos brasileiros (72%) comprou algo por app durante a pandemia e que 2021 teria um trabalho mais local das empresas do exterior que atuam por aqui.

Um desses apps que começa a atuar mais próximo do consumidor é o Shopee (Android, iOS), um e-commerce de tudo. Embora tenha origem no sudeste asiático, o aplicativo do marketplace oferece uma alternativa para os consumidores não comprarem apenas fora do Brasil. Há lojas de comerciantes brasileiros na plataforma.

Para acessá-las, a pessoa efetua a pesquisa por um produto e seleciona entre os filtros a alternativa “local”. Por meio dessa opção, o usuário tem acesso a insumos que podem ser comprados de lojas brasileiras. Também é possível perceber que os produtos são de lojas nacionais pela marcação gráfica “vendedor local” com a bandeira do Brasil.

Chama a atenção que isso traz um fenômeno de precificação novo, os comerciantes brasileiros disputando em pé de igualdade no preço com chineses e outros países asiáticos.

Outra vantagem do Shopee ele permitir a confirmação do pagamento após a aprovação do usuário. Ou seja, o consumidor pode comprar, confirmar que recebeu o produto e testá-lo. Se não estiver problemas, o usuário libera o pagamento. Ainda há toda uma área para visualizar o histórico de compras, da entrega até a avaliação e possível recompra ou reembolso.

A plataforma também possui um sistema de gamificação com moedas virtuais que podem dar descontos em outras aquisições. Por exemplo: é possível trocar 500 moedas por R$ 5 de desconto.

O único problema do app é a tela inicial. Assim como a maioria dos e-commerces chineses, há muita informação e poluição visual. Neste caso, o mais indicado é navegar pelas categorias ou diretamente pela busca.