A Microsoft pode trazer duas novas tecnologias de identificação biométrica em seus próximos smartphones, o reconhecimento facial e da íris do olho. O handsets que por enquanto são chamados de Talkman e Cityman teriam as tecnologias como parte do Windows Hello apresentado junto como Windows 10, informa o site Windows Central.

O reconhecimento não estaria habilitado durante o lançamento dos aparelhos, mas seria disponibilizado dentro de dois e três meses com uma atualização do sistema. Além do leitor de íris e face, os próximos handsets da marca Lumia devem receber suporte para caneta de dispositivos móveis, a Surface Pen dos tablets da Microsoft.

Sem nome definido, Talkman pode chamar-se Lumia 940 ou 950 e o Cityman pode ser nomeado como Lumia 940 XL ou 950 XL. O site divulgou as fichas técnicas dos dois dispositivos. O Talkman terá tela de 5,2 polegadas e processador hexa-core Snapdragon 808; e o Cityman deve vir com tela de 5,7 polegadas e processador octa-core Snapdragon 810; ambos terão 3 GB de RAM, 32 GB de espaço em disco e câmeras de 20 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal).

É esperado que a Microsoft mostre os novos smartphones durante a principal feira de tecnologia da Europa, a IFA, em setembro na Alemanha. O começo das vendas viria entre um e dois meses depois.