Depois do reconhecimento de digitais, o próximo passo da Samsung será incluir em seus smartphones uma solução de identificação através da íris do usuário. Isto substituiria a tradicional senha para desbloqueio do aparelho, neste caso usando a câmera frontal. A informação foi passada pelo vice-presidente sênior da Samsung, Rhee In-jong, em entrevista para o Wall Street Journal.

O executivo não forneceu uma previsão de data e nem em qual modelo de smartphone a solução será embutida. Porém, é provável que comece por modelos top de linha, tal como aconteceu com o leitor de digital, presente por enquanto apenas no Samsung Galaxy S5. Além disso, a identificação pela íris é uma ferramenta que deve fazer parte da Knox, solução de gestão de conteúdo móvel corporativo vendida pela Samsung.

Em smartphones, a identificação pela íris é tida como mais segura que aquela por digital, pois esta pode ser facilmente burlada, como algumas empresas de segurança revelaram nos últimos meses. Uma das críticas em relação ao sistema de leitura de digital do Galaxy S5 é que o telefone permite quantas tentativas o usuário quiser fazer sem que seja travado definitivamente o aparelho. Independentemente desses problemas, a fabricante sul-coreana planeja levar o leitor de digitais para smartphones mais baratos nos próximos meses, disse o executivo ao Wall Street Journal.