Em mais um capítulo da guerra de patentes que vêm travando em tribunais ao redor do mundo, Apple e Samsung foram ambas condenadas, por um magistrado sul-coreano, em razão de quebra de direitos de patentes relativas a devices móveis. O juiz ordenou a interrupção das vendas de mais de dez produtos de ambas as companhias na Coreia do Sul, dentre os quais o Galaxy SII, o iPhone 4 e o iPad 2.

A Samsung foi condenada por violar a patente de uma tecnologia da Apple para a leitura de documentos eletrônicos, e terá que pagar à empresa o equivalente a pouco mais de US$ 20 mil. Já a Apple terá que arcar com um prejuízo de US$ 35 mil em função de quebra de patente de tecnologias wireless pertencentes à Samsung.

Apesar das condenações, a Justiça sul-coreana decidiu absolver a Samsung na ação mais importante movida pela Apple, relativa ao design de sua linha de smartphones Galaxy, que alegadamente seria uma cópia do iPhone. Segundo declarou um juiz do país, “embora os aparelhos sejam semelhantes”, é difícil imaginar que os consumidores pudessem confundi-los, pelo que a condenação requerida pela Apple não se fazia viável.

Nenhuma das empresas se manifestou oficialmente sobre as decisões.