A batalha entre Apple e Samsung chegou ao fim. Na última quarta-feira, 27, as empresas notificaram um tribunal distrital de San José, Califórnia, afirmando que elas “concordaram em descartar e resolver suas reclamações e contra-reclamações restantes nesta questão”. No entanto, as empresas não divulgaram os termos de acordo. A juíza Lucy Koh, do Distrito Norte da Califórnia, assinou o despacho cancelando todos os processos com prejuízo, o que significa que outro caso não pode ser apresentado na mesma ação.

A Apple enviou para a redação do CNET uma nota de maio, que diz:

“Acreditamos profundamente no valor do design e nossas equipes trabalham incansavelmente para criar produtos inovadores que encantem nossos clientes. Este caso sempre foi mais do que dinheiro. A Apple iniciou a revolução dos smartphones com o iPhone e é um fato que a Samsung copiou descaradamente nosso design. É importante que continuemos a proteger o trabalho árduo e a inovação de tantas pessoas na Apple.”

A Samsung não comentou o caso.

Entenda a disputa

A briga entre as empresas é sobre design, funcionalidades de seus smartphones e tablets. Depois de sete anos de disputa, Apple recebeu algumas centenas de milhões de dólares, mas nunca conseguiu tirar os produtos da Samsung do mercado. Nesse tempo, a Apple acusou a Samsung de copiar o design do iPhone, enquanto um advogado da Samsung uma vez chamou a Apple de “jihadista”. Os litígios custaram a cada empresa centenas de milhões de dólares em honorários legais e testaram sua reputação como inovadores.

Na briga entre as duas empresas pelo mercado de celulares, a Samsung está na frente em quantidade de aparelhos comercializados, enquanto a Apple lidera em receita. De acordo com a International Data Corporation (IDC), o volume de vendas ao varejo de smartphones do primeiro trimestre de 2018 da Samsung foi de 317,7 milhões de celulares. Já a Apple, levou ao varejo mundial 215,8 milhões de unidades de seus smartphones, conquistando o segundo lugar.