A T-Mobile confirmou que teve um vazamento de dados nos Estados Unidos. Em nota enviada aos consumidores nesta sexta-feira, 24, a operadora informa que o problema – uma invasão em sua rede – foi detectado na última segunda-feira, 20, por seu time de segurança, mas já foi resolvido.

De acordo com a operadora, o vazamento afetou mais de 2 milhões de cliente da T-Mobile e da Metro PCs no país, o que equivale a 3% do total de 77 milhões de assinantes. A empresa frisou que podem ter vazado dados como nome, código postal, número do telefone, e-mail, número da conta bancária e tipo de assinatura (pós e pré-pago).

Para os usuários que tiveram seus dados vazados, a companhia colocou seu atendimento à disposição e instruiu que troquem suas senhas. No entanto, informa que nenhum dado financeiro foi comprometido, como número da segurança social (CPF norte-americano), informação do cartão de crédito e senhas de acesso.

Atualização

No final da tarde desta sexta-feira, 24, o site Motherboard informou que o problema é mais grave e que os usuários  devem trocar suas senhas imediatamente. Embora a T-Mobile diga que não houve vazamento de senhas, especialistas que tiveram acesso aos dados vazados informam que a criptografia das senhas eram “bem fracas” e podem ser quebradas com “força bruta”.