A divisão de nuvem do Google confirmou um investimento de US$ 100 milhões na oferta pública de ações da Amwell (Android, iOS), uma empresa de telemedicina que tem como cliente Philips, Cerne e Apple. Na operação apresentada nesta segunda-feira, 24, o Google Cloud usará o dinheiro em uma oferta privada de compras dos papeis (Classe C), mas pagará o mesmo valor da ação na IPO.

De acordo com o documento da oferta pública de ações da Amwell publicado junto à SEC, a companhia de saúde digital tirará a maior parcela de seus serviços da AWS para o Google Cloud, em especial nas suas soluções de vídeo. Com isso, o Google será o parceiro global da Amwell em um acordo estratégico plurianual. Em contrapartida, as duas empresas trabalharão juntas no desenvolvimento de novas soluções de teleatendimento e o Google apoiará as iniciativas da Amwell em tráfego de vídeo.

Duas soluções estão programadas para sair em janeiro de 2021, a Amwell Home e a Amwell Now, que permitem fazer o atendimento médico por vídeo e sem a necessidade de baixar nenhum app. “Essa parceria é estratégica e contempla elementos diferenciados de colaboração profunda e abrangente em tecnologia, inovação e compromissos go-to-market”, diz trecho do documento na SEC.

Um dos aceleradores do crescimento e da IPO da Amwell foi a crise do novo coronavírus, uma vez que a média de usuários ativos móveis subiu 400%, na comparação entre março e junho deste ano. Como resultado, a receita do segundo trimestre de 2020 foi de US$ 68,5 milhões e quase dobrou (95%) ante US$ 35 milhões do ano anterior.