mensageria

A Vivo lançará em setembro uma versão simplificada do RCS (Rich Communications Service). O anúncio havia sido adiantado por Mobile Time em julho deste ano. A previsão do mês de lançamento foi confirmada agora por Leonardo Kenji, gerente sênior de performance comercial na operadora.

Após participação em painel sobre o futuro da mensageria no MEF Connected LATAM nesta quarta-feira, 24, Kenji lembrou que embora não tenha os recursos imagéticos da plataforma, o RCS simples tem como funções a conversação automatizada e o selo de autenticação do remetente.

O executivo da Vivo recapitulou que o RCS mais simples terá o mesmo preço do SMS. Kenji afirmou que essa tarifa reduzida é para introduzir a cultura da RCS entre empresas, marcas e anunciantes.

O gerente da operadora acredita que o RCS tem potencial para comunicação comercial, atendimento ao cliente e serviços. Entre as empresas com casos de uso em potencial estão bancos e varejistas. As primeiras experiências devem surgir ainda em 2022.

Como diferencial, Kenji afirmou que empresas podem reduzir em até 80% os custos ao adotar o RCS ante o WhatsApp.