21% dos smartphones no Brasil navegam com uma velocidade média de download em redes móveis abaixo de 10 Mbps, informa novo relatório publicado pela Open Signal. 41% ficam na faixa entre 10 e 25 Mbps e 29%, entre 25 e 50 Mbps. Somente 9% registram uma velocidade média entre 50 e 100 Mbps, e uma minoria privilegiada de 0,6% navegam acima de 100 Mbps em média. Os dados foram coletados entre 1 de abril e 29 de junho deste ano.

De acordo com a OpenSignal, uma das razões para a baixa velocidade média do download em redes móveis no Brasil decorre da ainda pequena cobertura das redes 5G standalone, limitadas aos grandes centros urbanos.

O relatório informa também as velocidades médias de download por estado e por operadora. Roraima, Minas Gerais e Amazonas são os estados que apresentaram os maiores percentuais de usuários que navegam abaixo de 10 Mbps: 29%, 27% e 26%, respectivamente. E o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior percentual com velocidade acima de 100 Mbps: 3,3%.

Entre as três grandes operadoras móveis, a Vivo tem 21,9% dos usuários navegando abaixo de 10 Mbps, seguida por TIM (20,9%) e Claro (17,6%), informa a OpenSignal.

Sem sinal

Por outro lado 75% dos usuários brasileiros, ou três a cada quatro, ficam sem sinal de telefonia celular por menos de 1% do tempo, revela o relatório. E 7,3% ficam sem serviço por 10% ou mais do tempo. Nesse quesito, os habitantes de Mato Grosso e Tocantins são os que mais sofrem: eles passam 18,9% e 17,9% do tempo sem cobertura.

Por operadora, aquela com maior percentual de usuários sem sinal por mais de 10% do tempo é a Vivo (8,5%), seguida por Claro (7,6%) e TIM (4,9%).

Experiência com vídeo

A OpenSignal criou uma pontuação para medir a qualidade da experiência de streaming de vídeo em redes móveis, que vai de 0 a 100 e leva em conta não apenas a velocidade de download, mas consistência do serviço, para evitar paralisações na transmissão ou perda de resolução. Apenas 6,8% dos brasileiros experimentam um serviço de video streaming com qualidade classificada como excelente, enquanto 18,2% têm uma experiência tida como ruim, dentro da metodologia aplicada pela empresa. 

Entre as operadoras, a TIM registrou o maior percentual de usuários com experiência de vídeo excelente (7,5%) e o menor com experiência ruim (13,4%). Na Vivo, foram 6,9% com excelente e 20% ruim. E na Claro, 6% e 19,8%, respectivamente.