Controle dedicado do Luna

A Amazon confirmou sua entrada no mercado de games com o lançamento do serviço Luna nesta quinta-feira, 24, baseado na nuvem do AWS. O seu modelo de atuação é similar a outros serviços do mercado, como o Stadia, do Google, e o xCloud, da Microsoft, que permitem conexão em múltiplas telas e sem a necessidade de ter um console.

Funcionando conectado via PC, Mac, iPhone, iPad e Fire TV (aparelho para transformar a televisão em uma smart TV), o Luna terá mais de 100 jogos em seu começo, além de permitir acesso direto à Twitch, plataforma de streaming de vídeos de uma subsidiária da Amazon. Os games são de empresas como Capcom, Ubisoft, 505 Games e Team 17, e são os mesmos de consoles e PCs. No portfólio há franquias como, Assassins Creed Valhalla, Metro Exodus, Resident Evil 7, Sonic Mania, Control, Watchdogs Legion e Overcooked 2.

Apesar de não detalharem como será a assinatura do serviço, o usuário poderá adicionar outros serviços à sua assinatura, como os canais Luna+ e o da Ubisoft, disponível em breve.

O Luna+ terá mais 50 games a mais em sua plataforma, além dos 100 jogos do Luna, horas ilimitadas de jogo, possibilidade de jogar em duas telas ao mesmo tempo e, em breve, resolução de vídeo em 4K (atualmente, está acima de 1080p com 60 FPS). Por sua vez, o canal da Ubisoft terá os mesmos benefícios do Luna+, exceto o streaming em duas telas, sendo possível autorizado apenas um equipamento por conta.

A companhia promete uma versão do Luna para Android em breve.

Disponibilidade

Alguns jogos do Luna

Para aderir ao serviço, o cliente deve pedir o acesso antecipado. Luna chegará com controle dedicado por US$ 50 com conexão direta à AWS e Alexa embarcado. Para acessar o serviço, o usuário precisa fazer a assinatura de um dos canais. Inicialmente, o Luna+ tem uma mensalidade de US$ 6, mas o canal de jogos da Ubisoft no Luna ainda não tem preço definido.

O sistema do Luna, seu controle e os canais de assinatura estão disponíveis apenas nos EUA continental, ou seja, exclui-se Alasca, Havaí e outros territórios externos.

Vale dizer que para ter acesso ao Luna, o usuário não precisa comprar o controle dedicado. É possível usar teclado e mouse de PC ou controles de Xbox e Playstation para jogar.

Questionada por Mobile Time, a Amazon informou que não há previsão de o serviço chegar ao Brasil.

Configurações

Luna, o novo serviço de jogos em nuvem da Amazon

O consumo de dados no Luna é alto: 10 GB/hora em 1080p. A Amazon coloca em suas recomendações que o usuário procure a operadora para evitar problemas com sua franquia de Internet, e ainda indica ao usuário não jogar através de redes móveis (3G, 4G ou 5G), embora funciona nesta conexão. É importante dizer que a Amazon não fez parceria com operadoras no lançamento, assim como Stadia e xCloud.

A velocidade mínima recomendada de conexão é de 10 Mbps podendo se conectar em redes Wi-Fi de 2.4 GHz ou 5 GHz.

Luna funciona via Safari para iPhones e iPads, a partir do iOS 14, assim como em PCs com Windows 10 e DirectX 11; Mac a partir do OSX 10.13, com alternativa de acesso via Chrome ou Safari; além de set top boxes da Fire TV a partir da segunda geração.