O Facebook (Android, iOS) começa a entrar no mundo dos jogos na nuvem através do Facebook Gaming. Nesta segunda-feira, no blog da empresa, Jason Rubin, vice-presidente do Play, anunciou a chegada dos seguintes jogos: Asphalt 9: Legends da Gameloft; Mobile Legends: Adventure da Moonton; o PGA TOUR Golf Shootout, da Concrete Software; e Solitaire: Arthur’s Tale, da Qublix Games. Nas próximas semanas, o executivo disse que vão adicionar ainda o Dirt Bike Unchained, da Red Bull, e a ideia é que a biblioteca cresça cada vez mais, de forma paulatina.

Em um texto no blog da companhia, Rubin explicou que o Facebook aposta nos games na nuvem no longo prazo. “O streaming de jogos na nuvem para as massas ainda tem um longo caminho a percorrer. É importante adotar as vantagens e a realidade da tecnologia, em vez de tentar exagerar como será no futuro”, escreveu. E informou que recentemente, 200 mil pessoas jogaram os games por streaming na nuvem por semana em algumas regiões dos EUA.

Com as críticas em relação à loja de aplicativos, o Facebook optou por não disponibilizar os jogos na nuvem em sua versão para iOS, mas apenas para dispositivos Android e na web. “Mesmo com a nova política de jogos na nuvem da Apple, não sabemos se o lançamento na App Store é um caminho viável. ‘Claro, sempre há a Internet aberta. Por isso, talvez os navegadores móveis se tornem uma opção, mas há limitações para o que podemos oferecer no Safari. Embora nosso caminho para o iOS seja incerto, uma coisa é certa: a Apple trata os jogos de maneira diferente e continua a exercer controle sobre um recurso muito precioso”, explicou o executivo.

Será uma expansão dos tipos de jogos que o Facebook já oferece. Não à toa, a empresa começa com jogos gratuitos e, por isso, mais jogados em dispositivos móveis. “No futuro, nossos sistemas e infraestrutura serão aprimorados para oferecer mais tipos de jogos, possivelmente todos os tipos de jogos. Até lá, tenham a certeza de que o custo de experimentar nossos jogos na nuvem será zero”, explicou o executivo.

Vale dizer que, ao contrário da Amazon ou do Google, que oferecem serviços autônomos de jogos em nuvem por uma taxa, o Facebook está introduzindo jogos em nuvem em seu aplicativo existente. Ou seja, eles podem ser acessados na guia Jogos ou no Feed de Notícias. Não é necessário ter um hardware específico ou um acessório e todos os jogos são nativos para dispositivos móveis, mas é possível jogar no desktop. “Mais de 380 milhões de pessoas jogam games todo mês no Facebook. Os formatos usados por elas são os jogos por streaming na nuvem e jogos instantâneos em HTML5. Se fizermos nosso trabalho do jeito certo, vocês não notarão como os jogos são disponibilizados”, escreveu Rubin.

A nuvem abre portas

De acordo com Rubin, o motivo pelo qual o Facebook está explorando a nuvem é porque ela abre as portas para os tipos de jogos que é possível oferecer. A empresa começou nos jogos há mais de uma década com sucessos baseados em Flash, como FarmVille, antes de mudar para HTML5 e para sua plataforma de jogos instantâneos, mas ambas as tecnologias são relativamente limitadas a experiências menores e mais simples.

Lançamento aos poucos

A estratégia do Facebook é começar aos poucos a mudança de estratégia nos jogos para acompanhar a evolução tecnológica – para o 5G – de modo a não frustrar o usuário. No momento, as opções de games são “tolerantes à latência” para oferecer uma experiência compatível com o atual cenário.

Em um primeiro momento, o streaming de jogos será lançado em alguns estados dos Estados Unidos: Califórnia, Texas e nos estados do nordeste e meio-atlântico, incluindo Massachusetts, Nova York, Nova Jersey, Connecticut, Rhode Island, Delaware, Pensilvânia, Maryland, Washington, D.C., Virgínia e Virgínia Ocidental. O acesso será expandido nos próximos meses, “conforme dimensionamos a infraestrutura necessária para lançar jogos na nuvem nos EUA”, explicou Rubin.

As versões bata dos jogos na nuvem do Facebook estão disponíveis neste link.