| Publicado no Mobile Time | O Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) do Peru oficializou nesta segunda-feira, 23 de setembro, os resultados do leilão de espectro na faixa de 3,5 GHz.
As empresas vencedoras — Entel Peru, Integratel Peru, Viettel Peru e América Móvil Peru — deverão implantar serviços móveis 5G em instituições de ensino, hospitais de nível III e em arenas esportivas estratégicas, incluindo o Estádio Nacional e as sedes dos próximos Jogos Pan-Americanos. O cronograma estabelece um prazo máximo de dois anos para cumprir esses compromissos, com prioridade para as sedes esportivas no primeiro ano.
Além da implementação do 5G, as operadoras deverão adequar suas redes em Lima, Callao, Trujillo, Arequipa e Ica em até seis meses. Já em outras províncias, o prazo se estende para nove meses, e em determinadas áreas de Lambayeque e Lima, poderá chegar a doze meses.
O leilão também prevê compromissos de conectividade 4G em áreas rurais, beneficiando cerca de 140 mil habitantes e mais de 2.200 quilômetros de rodovias nacionais. O investimento mínimo total projetado é de US$ 506 milhões.
O processo de formalização seguirá com a assinatura dos contratos, prevista para 17 de dezembro de 2025. Entre 22 de setembro e 3 de novembro, deverão ser concluídas etapas como a assinatura do contrato de fideicomisso para a migração da faixa e a entrega da documentação exigida.
Na sequência, de 4 de novembro a 10 de dezembro, o MTC avaliará os requisitos apresentados para garantir a correta execução dos compromissos assumidos.