O Netshoes, site brasileiro especializado na venda de artigos esportivos, ganhou uma versão móvel, que entrou no ar semana passada, no endereço m.netshoes.com.br. Nos próximos dias começará a funcionar o redirecionamento automático: quem tentar acessar a homepage tradicional da empresa por meio de um celular será encaminhado para o site móvel adequado à sua tela. Foram criadas versões para variados tipos de terminais, desde aqueles mais simples, com WAP, até aparelhos touch screen, como iPhone e smartphones Android.  Uma versão para tablets estará disponível dentro de algumas semanas.

O site móvel do Netshoes permite navegar pelos mais de 25 mil itens à venda. As encomendas podem ser feitas pelo próprio celular, via cartão de crédito, por meio do mesmo cadastro utilizado na página tradicional da web.

A adaptação do site foi feita pela agência brasileira Fbiz em parceria com a norte-americana Usablenet. Segundo Marcelo Castelo, sócio-diretor da F.biz, já aconteceram as primeiras vendas via celular antes mesmo de lançada a campanha de divulgação da novidade, que usará espaço publicitário das principais ad networks móveis e portais de mobilidade do País. "Foram seis meses de trabalho e os resultados iniciais são muito animadores", relata o executivo.

Diversos outros sites de e-commerce nacionais estão finalmente despertando para a necessidade de uma presença móvel. Drogaria Onofre, Mercado Livre e Submarino fazem parte da lista, conforme listado nas matérias relacionadas abaixo.