Nas primeiras 24 horas após seu lançamento nas plataformas Android e iOS, o Blackberry Messenger (BBM) conquistou 10 milhões de novos usuários, que se somaram aos cerca de 60 milhões que já usavam o serviço em aparelhos da fabricante canadense. O serviço segue gratuito, não havendo ainda um modelo de monetização definido para o futuro. "O primeiro passo é abrir a comunidade. O modelo de negócios está sendo pensado", disse o diretor geral da Blackberry no Brasil, João Stricker.

O executivo destaca a rapidez na entrega das mensagens como um diferencial do BBM sobre outros serviços, além da informação sobre o status da mensagem: o remetente é informado em tempo real quando a mensagem é enviada, quando é recebida e quando é lida.

A versão atual para Android e iOS não inclui ferramentas como chamadas de voz (VoIP), vídeo-chamadas e canais de empresas ou celebridades. Essas funcionalidades, que hoje estão disponíveis para o BBM no Blackberry, serão acrescentadas em versões futuras para Android e iOS.

Z30

Em relação à estratégia de terminais, a Blackberry promete trazer para o Brasil no começo de 2014 o Z30, seu novo smartphone top de linha, que substituirá o Z10. O foco de marketing estará concentrado no público corporativo. Ainda não há qualquer definição sobre produção local. Stricker garante que as notícias sobre a possível venda da empresa não estão afetando os trabalhos da operação brasileira e que os cortes de pessoal aqui foram pontuais.