O estado de Santa Catarina possui 510 startups, ou 7,4 empresas para cada 100 mil habitantes. Do total, 59,4% delas surgiram nos últimos cinco anos. Os dados são da pesquisa Distrito Santa Catarina Tech Report, realizada pelo Distrito, desenvolvedora de projetos sobre empreendedorismo e inovação, com apoio do Sebrae SC e da KPMG. Para fins comparativos, a pesquisa aponta que os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul possuem densidades menores, de 4,4 e 3,7 startups por 100 mil habitantes, respectivamente.

As startups estão divididas em 30 categorias, sendo que as de Adtech representam 12,5% do ecossistema regional. Soluções para gestão de negócios são 10% do total e as fintechs, 8,2%.

Florianópolis é a cidade que mais concentra essas empresas, com 45,5% delas. Joinville tem 13,7%; Blumenau, 8,6%; e Chapecó, 4,5%.

As startups que fornecem serviços para outras empresas (B2B, na sigla em inglês) são a maioria, representando 71,8%. E as B2C, 12,9%. Outras 14,5% misturam atividades e serviços oferecidos tanto a empresas quanto ao consumidor final. Há ainda startups que atuam no modelo B2G (0,2%), oferecendo soluções ao governo; e outras que estendem esse atendimento a outros negócio, as chamadas B2G2B (0,6%).

As startups de Santa Catarina têm média de 2,86 sócios, com idade média de 39 anos, e foram criadas basicamente por homens (86,4%).

As quatro maiores startups são as que concentram o maior número de funcionários: Peixe Urbano, Conta Azul, Resultados Digitais e Neoway reúnem 24% dos colaboradores.

Sobre faturamento, 83,2% das empresas faturam até R$ 5 milhões por ano. 13,1% faturam entre R$ 5 e R$ 25 milhões e apenas 3,7%, acima dos R$ 25 milhões.