Os deputados federais Ângela Amin (PP-SC) e Vítor Lippi (PSDB-SP) defenderam os testes com antenas celulares para a quinta geração da Internet móvel, o 5G, durante o evento Smart City Business, em São Paulo. As falas dos parlamentares se referem ao Projeto de Lei (PL 0241.5/2019) que propõe a proibição de testes e a instalação da tecnologia de quinta geração no estado apresentado na assembleia legislativa do estado pelos deputados catarinenses Marcius Machado e Nilso Berlanda (ambos do PL). Amim e Lippi ressaltaram a importância da tecnologia e lembraram que faltam estudos que comprovem que as antenas causem danos à saúde.

“Sou totalmente contrária (à proibição dos testes com 5G). Tem que ter discussão ampla para que o impacto tenha seu benefício. Hoje, a academia discute as cidades ‘humanas, inteligentes e inovadoras’. Nós precisamos avançar e provocar a discussão de ciência e tecnologia em um processo de ajuda ao cidadão”, disse a deputada. “Em Santa Catarina, nós entendemos que o 5G veio para beneficiar o cidadão e não para prejudicar. O impacto de saúde tem que ser avaliado, pois teremos mais antenas e mais torres”.

Em resposta a Mobile Time, o deputado Lippi (que também é médico) lembrou que “não existe nenhuma evidência” que as antenas que transmitem as ondas celulares de 5G façam mal à saúde de pessoas ou animais: “No passado, tivemos uma discussão semelhante sobre o microondas, os celulares e até com o Ipê, pois as pessoas achavam que o chá da casca da árvore tratava diversas doenças. Isso são crendices populares que não têm nenhuma comprovação, mas muita gente acredita. Pois que mostrem as evidências científicas”.