A Safira Software adquiriu a brasileira Mobiltec, desenvolvedora da solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, na sigla em inglês) Cloud4Mobile. A Safira Software adquiriu 100% da Mobiltec. O valor do negócio não foi revelado. As duas empresas combinadas passam a se chamar Mobiltec, sob a liderança do executivo Fernando Valente. Por sua vez, a Safira Soluções e Tecnologia, de onde surgiu a Safira Software, segue focada em serviços e consultoria, sob o comando da executiva Sonaira San Pedro.

Com a aquisição da Mobiltec, a ideia é integrar a Cloud4Mobile com o Safira4insight (novo nome do antigo SafiraNXT), plataforma de gestão de ativos corporativos da Safira, para viabilizar a automação de comandos entre os dois sistemas, explica Valente, novo CEO da Mobiltec, em conversa com Mobile Time. Assim, o cliente que utiliza os dois sistemas, quando fizer alguma alteração na configuração de gestão de ativos através do Safira4insight, enviará comandos  automaticamente para a Cloud4Mobile se ajustar. 

Com o passar do tempo, a integração será cada vez maior, mas a intenção é que as duas plataformas continuem existindo separadamente, porque há clientes que desejam uma ou outra apenas. 

Através do Safira4insight hoje são geridos aproximadamente 500 mil ativos conectados, entre smartphones, computadores, impressoras, roteadores e até catracas e carros-forte. Com a plataforma, o gestor enxerga todo o ciclo de vida de cada ativo na operação: desde sua entrada até sua saída; com quem esteve e aonde esteve; se foi comprado, alugado ou emprestado; além de toda a governança, com termos de responsabilidade etc. 

E a Cloud4Mobile é uma plataforma de MDM nacional capaz de gerenciar remotamente smartphones, tablets e máquinas de POS, o que significa estabelecer limites de uso e uma série de regras sobre aplicativos e conteúdos dentro desses dispositivos. Atualmente, há cerca de 250 mil dispositivos gerenciados pela Cloud4Mobile, parte deles combinados com o Safira4insight. Há, portanto, um grande espaço para a conquista de novos clientes entre as bases das duas plataformas.

Receita e novas aquisições

A área de serviços foi mantida dentro da Safira Soluções e Tecnologia, apartada da venda de software, que ficará com a Mobiltec. A projeção da Safira é faturar este ano entre R$ 20 milhões e R$ 21 milhões, informa Sonaira San Pedro, que comanda a companhia. E para 2024 a previsão é crescer cerca de 20%.

A Safira segue avaliando novas aquisições depois da Mobiltec. “Buscamos complementar o ecossistema. O Safira4insight se integra com sistemas de ERP e RH dos clientes, por exemplo. Faz isso para buscar informações dos colaboradores: saber se está de licença, ou de férias, ou se foi demitido etc, o que é muito dinâmico. Então precisamos facilitar esse método de integração. Podemos agregar ao nosso portfólio métodos de integração entre sistemas”, comenta Valente.