A Corning é uma empresa conhecida por seus produtos de vidro – como proteções para smartphones. Mas, a expectativa é que a companhia cresça na América Latina no mercado de data centers. Atualmente, a companhia avalia que existem 250 projetos em desenvolvimento na região, sendo a maioria deles localizados no Brasil, México, Chile e Colômbia.
Para atender a esses projetos, a unidade de negócios de data center aposta em duas frentes: a oferta de fibra ótica para conexão nos centros de dados e a consultoria para implementação de soluções de telecomunicações fibradas.
Em conversa com Mobile Time nesta sexta-feira, 24, Juliano Covas, sales manager para carrier & enterprise networks da Corning para o Brasil, explicou que a sua unidade de negócios para centro de dados no Brasil detém mais de 50% da demanda local da companhia, tornando-se a principal no país, ultrapassando telecom, inclusive.
O segmento de data centers ganhou destaque recentemente com o avanço da aprovação do Redata pelo governo federal (MPV 1.318/2025), algo que o executivo vê como benéfico para colocar o país como um competidor global e hub local do segmento, por conta da redução de custos em importação de equipamentos.
A expectativa da companhia é acompanhar o crescimento do setor no país devido à demanda da inteligência artificial e da digitalização de muitas companhias que começam a levar suas aplicações para a nuvem.
Data centers na Corning
Covas detalhou que dentro dos data centers há uma necessidade de mais consumo de fibra ótica, uma vez que a nova geração de racks com GPUs e processadores avançados (vide TPUs) precisam de 10 vezes mais fibra óticas, ante modelos de quatro anos atrás. Também explicou que a demanda pelo insumo aumenta com a necessidade de conectar os racks de treinamento de inteligência artificial e de inferência de IA, assim como de interconexão entre data centers.
Na frente de consultoria, a empresa aumentou a equipe de engenharia para atuar mais próximo do cliente e apoiar projetos de telecomunicações para data centers, do desenho, da implementação, ao dia a dia – como aumento da capacidade que necessita de mais fibra.
“Não vamos nos limitar em levar apenas fibra ótica. Queremos ajudar as empresas a desenhar os seus centros de dados”, disse Covas. “Os nossos especialistas auxiliam a fazer o desenho, o que é vital nos tempos atuais em que a demanda é alta e o tempo é curto para colocar um data center de pé”, disse.
Importante dizer, a Corning mira principalmente empresas de grande porte; e os materiais são enviados de suas fábricas no México e Europa para o Brasil.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA
