A WeDo, empresa europeia especializada em ferramentas de garantia de receita usadas principalmente por operadoras de telecomunicações, desenvolveu uma versão móvel de sua solução, conhecida como "RAID". Ela monitora diversos sistemas de uma operadora, como o billing e o CRM, para identificar possíveis pontos de perda de receita. Quando algum problema é percebido, um alarme é disparado para os gestores. É o próprio cliente quem define os indicadores e parâmetros a serem considerados. Esses dados são acompanhados na tela do computador pelos técnicos da área de garantia de receita do cliente ou, a partir de agora, da tela de seus iPhones ou iPads. Uma versão beta do RAID para iOS está pronta e o lançamento oficial na App Store acontecerá em janeiro de 2012. O app poderá ser adotado pelas empresas que utilizam a versão 6.3 ou superior do RAID. No Brasil, Oi e GVT são clientes dessa solução.

Bárbara Gurjão, diretora de vendas da WeDo para o setor de telecom, imagina que a ferramenta para iPhone vai interessar não apenas aos técnicos da área de garantia de receita, mas também aos diretores financeiros e presidentes das empresas que queiram acompanhar mais de perto os principais indicadores de desempenho de seus negócios. "Dependendo do cargo, o executivo pode ter acesso a diferentes níveis de informações, pré-configurados. Dá para identificar até mesmo a queda de alguma central e acionar o responsável através do aplicativo", relata Bárbara. Versões do app para outros sistemas operacionais estão em estudo, informa a executiva.