Os sistemas de gerenciamento de risco utilizados pelas operadoras de telecomunicações produzem uma enorme quantidade de dados. São soluções de garantia de receita e identificação de fraudes que apontam situações em que as teles estejam perdendo dinheiro, seja por falhas em seus sistemas ou por ações criminosas. O próximo passo nessa indústria é tentar prever a fraude, aplicando modelos de aprendizado de máquinas sobre o histórico de dados coletados. É no que projeta a WeDo Technologies, uma das empresas líderes em soluções de garantia de receita para telecom, recentemente adquirida pela Mobileum.

“Inteligência artificial está no centro da nossa estratégia”, diz Álvaro Ribeiro, CTO de garantia de receita e gerenciamento de fraude da WeDo. A empresa já consegue, em algumas operadoras, prever com razoável precisão a ocorrência de fraude de subscrição, com base no perfil dos novos assinantes e o histórico desse tipo de problema, relata Bernardo Lucas, CMO da Mobileum. A informação de que um novo assinante é potencialmente um fraudador serve para a operadora monitorá-lo mais de perto e, eventualmente, limitar seu crédito, para evitar maiores perdas se a fraude de fato acontecer. “Não sei se um dia será possível prever todos os tipos de fraudes em telecom, mas uma grande parte, sim”, diz Lucas.

A WeDo está preparando uma nova versão da sua plataforma de gerenciamento de riscos no qual será possível aplicar modelos de aprendizado de máquinas. Esses modelos poderão ser comercializados pela própria WeDo, que conta com uma equipe de cientistas de dados, ou criados por terceiros à escolha da operadora e instalados via API. “É um modelo de Bring Your Own Artificial Intelligence”, compara Rui Paiva, responsável pela unidade de negócios de revenue assurante e gerenciamento de fraudes e CMSO da WeDo.

Roadmap

Outras novidades no roadmap da WeDo são o desenvolvimento de um firewall de voz, para identificação de fraudes com deep fake, e soluções de segurança e autenticação de aparelhos de Internet das Coisas (IoT), projeto chamado de IoT fingerprinting.

Os executivos estiveram presentes no WeMeet Americas, evento anual da WeDo realizado nesta quinta-feira, 26, em Miami, nos EUA.