Os departamentos de TI precisam adotar uma abordagem holística end-to-end para a mobilidade nas empresas. Ao contrário de fornecedores de softwares independentes, eles precisam pensar em soluções de desenvolvimento de aplicações multiplataforma. A maioria das companhias quer implantar qualquer aplicação corporativa em qualquer dispositivo, incluindo Android, iPhone, Windows Mobile, Blackberry e assim por diante.

Elas também precisam ser capazes de estender funcionalidades chave de seus negócios através de dispositivos móveis, o que irá, necessariamente, envolvê-las em cenários multiplataforma, nos quais qualquer aplicação corporativa essencial pode ser acessada através de dispositivos móveis, utilizando o visual nativo de cada dispositivo, mantendo o negócio funcionando consistentemente em todas as plataformas.

Os usuários da mobilidade nas empresas necessitam também de sistemas seguros, totalmente integrados com os sistemas back-end em tempo real. Espera-se que o departamento de TI convencional crie soluções móveis de negócio para sua força de trabalho interna, parceiros externos e clientes. Em geral, tais departamentos procuram estender a lógica de negócios, dados e processos existentes dos aplicativos principais para dispositivos móveis, aproveitando a lógica da aplicação existente.

Devido à transferência das expectativas do TI ao nível do consumidor, os CIOs agora enfrentam pressões dos colaboradores para obter acesso móvel às aplicações chave das empresas a qualquer hora.

O desafio de desenvolver e implantar apps móveis requer grandes recursos. Criar apps que sejam eficientes e, ao mesmo tempo, que exijam poucos recursos pode ser extremamente desafiador, devido a limitações de interface, comunicação, armazenagem de dados, utilização de CPU, consumo de bateria e segurança. Apps corporativos requerem desenvolvimento, design e estilo de implementação diferentes dos apps para o consumidor. Além disso, os departamentos de TI precisam de plataformas de aplicação que possam entregar prontamente apps corporativos em dispositivos móveis, e que ao mesmo tempo, atinjam expectativas no que diz respeito a interface e ferramentas sociais.

O mercado móvel é fragmentado por uma diversidade de sistemas operacionais e versões diferentes em constante mudança. Fica difícil escolher um vencedor e acompanhar as mudanças. Desenvolvimento de aplicações nativas requerem diferentes IDE, design, teste e ambientes de suporte.

Os departamentos de TI procuram evitar a reestruturação do core da arquitetura ou a extensa recriação da lógica de negócios, dados e processos a fim de dar suporte aos clientes móveis. Todavia, algum retrabalho é inevitável, uma vez que todo o contexto de uma aplicação de negócios muda com os dispositivos móveis e suas novas capacidades de monitoramento de localização, fotografia e telefonia, presentes como nunca.

Assim, o necessário é uma solução multiplataforma que permita a mobilidade de qualquer negócio chave em qualquer dispositivo: aqueles já existentes no mercado, aqueles que ainda estão por vir, como wearables, Internet das Coisas (IoT) e mais.

Plataformas de aplicações móveis empresariais (Mobile Enterprise ApplicationPlatforms – MEAPs) devem ser otimizadas para cada sistema operacional nativo dos diferentes dispositivos móveis.

Tais abordagens devem permitir que as empresas possam se beneficiar da mobilidade com um custo mínimo.

As empresas não querem comprar dispositivos novos ou especiais, realizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento, nem sofrer continuamente para acompanhar novos padrões. Relembrando o recente declínio dos dispositivos BlackBerry, os departamentos de TI desejam soluções móveis de mínimo risco e querem que não seja necessário se fixar em apenas uma plataforma específica.

Atender tais requisitos desafiadores requer uma abordagem integrada da mobilidade nas empresas. Seu departamento de TI está pronto?