| Publicada originalmente no Teletime | A Anatel está iniciando uma consulta pública (a CP nº 79) sobre a adoção de um sistema de coordenação automatizada de frequência (AFC) na faixa de 6 GHz, visando a operação outdoor de dispositivos com Wi-Fi 6E.

A agência espera definir aspectos como condições e critérios de proteção a partir do sistema de coordenação de espectro, formas de comunicação com pontos de acesso, habilitação e funcionamento. A consulta está estruturada em diferentes questionamentos. Entre eles estão:

  • Como uma entidade responsável por um sistema AFC pode custear sua operação?
  • A Anatel deve permitir a habilitação de apenas um sistema AFC ou de múltiplos sistemas?
  • Quais são as informações que o ponto de acesso outdoor deve fornecer ao sistema AFC?
  • É necessária a adoção de medidas para proteção dos satélites que operam na faixa de 5.925-7.125 MHz?
  • Em quais faixas ou canais devem ser permitidos o uso de pontos de acesso outdoor?

A lista completa pode ser conferida neste documento. Contribuições devem ser enviadas no prazo de 60 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira, 24.

Ao liberar o uso não licenciado de espectro na faixa de 6 GHz, a Anatel deu permissão para operação apenas de dispositivos indoor (em ambientes fechados) e com limitação de potência. Já para ambientes outdoor (abertos), precauções como o sistema de coordenação de frequências foram consideradas necessárias.

Debate similar está em curso nos Estados Unidos, onde sistemas AFC já estão sendo adotados para utilização plena do 6 GHz. Entre as empresas que se propuseram a operar o banco de dados estão Broadcom, Google, Comsearch, Sony Group, Kyrio, Key Bridge Wireless, Nokia Innovations, Federated Wireless, Wireless Broadband Alliance, Wi-Fi Alliance (WFA), Qualcomm, Plume Design e RED Technologies.