As conexões eSIM vão crescer 300% globalmente até 2030, totalizando 4,9 bilhões, um salto em relação aos 1,2 bilhão previstos para este ano, de acordo com último estudo da Juniper Research, divulgado nesta segunda-feira, 24.
Entre os motivos do aumento está a adoção do eSIM pelas operadoras Tier 1 na China. Este movimento foi responsável pela expansão do mercado endereçável total em mais de 1,7 bilhão de assinaturas móveis em 2025.
A expectativa da empresa de análise de mercado é que os smartphones conectados via eSIM na China cheguem a 364 milhões até 2030 – mesmo com as operadoras do país tendo começado somente neste ano a oferta dos chips virtuais. Vale dizer que a previsão para o final deste ano é de 1 milhão de telefones celulares usando a tecnologia.
O principal desafio será a regulação rigorosa da China, que exige o registro com nome real usando um documento de identificação do governo para fornecer uma assinatura móvel. Soluções de autenticação remota de IDs governamentais poderão ajudar nesse processo e escalar a tecnologia no país.
Educar para escalar o eSIM
O estudo aponta também que um obstáculo para a ampla adoção do eSIM são os consumidores. Isso ocorre por diferentes motivos. Segundo a Juniper Research:
– Falta de informação – a Apple oferece iPhones exclusivamente com eSIM desde 2022 e o Google adotou a tecnologia na linha Pixel 10, mas muitos consumidores não estão familiarizados ou nunca ouviram falar do eSIM. Segundo a empresa de pesquisa de mercado, isso se dá principalmente fora dos EUA;
– Tecnologia complexa – os consumidores que conhecem o eSIM não entendem completamente como a tecnologia funciona e quais são seus benefícios;
– Hábito – por conta do desconhecimento, muitos consumidores preferem o SIMCard.
Em 2024, 37% dos smartphones compatíveis com o eSIM estavam sendo usados com a tecnologia. A Juniper Research acredita que a educação sobre a solução entre os consumidores é essencial para que ela possa escalar globalmente.
Outro ponto importante é a adoção das operadoras. Até o momento, operadoras em mais de 190 países já ofereciam suporte para dispositivos móveis com eSIM.
