Em 2011, o mercado de publicidade em dispositivos móveis (celulares, smartphones e tablets) gerou uma receita de US$ 1,45 bilhão nos EUA, estima a consultoria eMarketer. Essa cifra representa um crescimento de 89% frente aos US$ 769 milhões registrados em 2010.

A eMarketer dividiu o mercado de publicidade móvel em quatro áreas: buscas; banners e rich media; SMS, MMS e P2P messaging; e vídeo. As propagandas em mecanismos de busca móvel geraram receita de US$ 652,8 milhões no ano passado, enquanto banners e rich media responderam por US$ 445,4 milhões. A área de mensagens registrou US$ 284,3 milhões, enquanto a de vídeo, US$ 68,2 milhões.

O Google reina absoluto no mercado de mobile advertising norte-americano, com 51,7% de participação no faturamento total. Isso se deve principalmente à sua liderança no segmento de anúncios em mecanismos de busca. A empresa teve receita de US$ 750 milhões com publicidade móvel nos EUA em 2011. O segundo e o terceiro colocados são a Millenial Media e a Apple (iAd) e estão muito atrás: US$ 92,4 milhões e US$ 90,9 milhões, respectivamente.

Projeções

O eMarketer apresentou suas projeções de tamanho do mercado de mobile advertising norte-americanos para os próximos cinco anos. Seguem os dados: US$ 2,61 bilhões em 2012; US$ 4,31 bilhões em 2013; US$ 6,46 bilhões em 2014; US$ 8,66 bilhões em 2015; e US$ 10,83 bilhões em 2016. Vale lembrar que essas estimativas costumam ser recalculadas e às vezes ficam bastante distantes da realidade. A própria eMarketer havia previsto originalmente US$ 1,8 bilhão para 2012 e agora elevou sua projeção em quase 50%.