Crescem os rumores em sites internacionais de tecnologia de que a Apple estaria preparando o lançamento de um novo iPhone compacto, com tela de quatro polegadas, que seria chamado de iPhone 5se. "SE" seria o acrônimo para "special edition" (edição especial). O aparelho seria o novo modelo de entrada da empresa, mas incluiria algumas das novas tecnologias presentes nos mais recentes lançamentos, como a tecnologia NFC para usar o serviço de pagamento móvel Apple Pay, a possibilidade de tirar "fotos vivas", ou "live photos" (fotografias com a captação de alguns segundos antes e depois do clique, criando vídeos de curtíssima duração), além de processadores mais rápidos, provavelmente o A9 e o M9. O lançamento aconteceria em março, junto com o novo relógio da Apple.

Análise

Desde 2013, a Apple vem experimentando a expansão da família de iPhones para atender a diferentes perfis de consumidores, passando a lançar dois modelos por ano. Primeiro, trouxe o que seria um modelo mais popular, o iPhone 5C (embora no Brasil seu preço ainda o posicionasse entre os mais caros do mercado), apresentado junto com o então top de linha, o 5S. As vendas não decolaram como o esperado. Depois, em 2014, mudou de estratégia e embarcou na onda dos phablets, lançando o 6Plus (5,5 polegadas) simultaneamente ao 6 (4,7 polegadas). Desta vez parece ter acertado a mão e decidiu a repetir a dose em 2015, com o 6S Plus e o 6S, nos mesmos tamanhos que seus antecessores.

O ano de 2016 pode ser o primeiro em que a empresa lançará três modelos, agora com uma nova tentativa de atingir uma camada com menor poder aquisitivo, ou simplesmente um nicho que prefira telas menores. Seria também a primeira vez em que iPhones serão lançados em datas diferentes no mesmo ano. Resta ver se vai acertar no preço.