Alcançar a marca de 50 milhões de downloads em três anos seria considerado um sucesso pela maioria dos desenvolvedores de aplicativos móveis do mundo. Para o Facebook, contudo, significa um fracasso, afinal, a empresa conta com títulos que superam 1 bilhão de instalações, como WhatsApp, Instagram, Messenger, Facebook Lite e, claro, o próprio Facebook. Lançado em 2015, o Moments (Android, iOS),  aplicativo de armazenamento e compartilhamento privado de fotos e vídeos criado pelo Facebook, acumula mais de 50 milhões de downloads somente na Google Play. A empresa de Mark Zuckerberg decidiu retirá-lo das lojas de aplicativos por entender que não alcançou a popularidade almejada. As atividades serão encerradas no dia 25 de fevereiro.

O Facebook enviou comunicado por email para todos os usuários do Moments nesta sexta-feira, 25, recomendando que façam o backup de suas fotos e vídeos ao longo dos próximos 30 dias. A recuperação do conteúdo pode ser feito pelo site do serviço, sendo salvo no aparelho do usuário ou na forma de um álbum no Facebook.

Em parte, o insucesso do Moments se deve à força do concorrente Google Photos. Analistas internacionais argumentam também que a funcionalidade de publicação de fotos e vídeos efêmeros Stories, do próprio Facebook, teria canibalizado a utilização do Moments.