Guru Seguros; Alexa

A Sistran Informática desenvolveu uma aplicação na assistente de voz da Amazon, Alexa, para tirar dúvidas sobre as diferentes modalidades de seguros, comparar produtos e receber notícias sobre o mercado. O Guru de Seguros está disponível para dispositivos Alexa, celulares, smart TVs, computadores, tablets e nos automóveis com a tecnologia embarcada. Basta dizer “Alexa, abrir Guru de Seguros”.

A skill levou um ano e meio para ficar pronta e envolveu investimentos de cerca de R$ 5,5 milhões. A expectativa da Sistran com a aplicação é: alcançar 10 mil corretores de seguros; mais de 100 mil usuários; ter milhares de acessos mensais no primeiro ano de funcionamento; e gerar receita superior a R$ 15 milhões (por meio de patrocínios e outras fontes) até o fim de 2023.

O projeto na Alexa está dividido em três etapas. Por enquanto, o Guru de Seguros oferece serviço de perguntas e respostas, dicas sobre o mercado, um glossário e game para testar os conhecimentos do segurado, aluno ou corretor. Em um segundo momento, que será patrocinado por seguradoras, o usuário terá ao seu alcance um serviço de escolhas de coberturas e respectivas cotações de preços, de modo a definir condições mais vantajosas e ajustadas. E, na terceira etapa, já integrado aos legados, o comando de voz poderá ser utilizado em quase toda a jornada do seguro, incluindo a contratação e renovação de apólices, emissão de guias de pagamento e o acionamento de serviços associados, como reboque e assistência 24 horas.