A Ótima, novo broker SMS do mercado brasileiro, vai testar a partir de fevereiro o RCS para envio de cobrança de inadimplentes. Na sessão de conversa por RCS, uma vez validado o CPF do consumidor, serão apresentadas opções de pagamento da dívida em um carrossel. O processo será todo automatizado, dispensando o operador humano, que ainda é usado na cobrança por SMS, por exemplo. 

Ótima

Ulisses Santos, head global de vendas da Ótima. Foto: divulgação

“Apostamos que a conversão será maior que com humanos”, diz Ulisses Santos, head global de vendas da Ótima, em conversa com Mobile Time. A Ótima tem diversos escritórios de cobrança entre seus clientes. O RCS será experimentado primeiramente por um deles.

A cobrança por RCS será testada com as operadoras Claro, Vivo e TIM. Desde setembro do ano passado a Oi parou de trabalhar o RCS com brokers externos.

SMS

A Ótima é uma plataforma de comunicação omnichannel, incluindo canais como SMS, voz, Google Business Messages e WhatsApp (neste caso, via Gupshup). No SMS, a empresa conseguiu se conectar diretamente com todas as grandes operadoras brasileiras em 2020, após um processo que levou cerca de dois anos. Contou a seu favor justamente o tamanho da sua atuação em crédito e cobrança, área que responde por 85% da sua receita. A empresa registra atualmente um tráfego de 800 milhões de mensagens de texto por mês.

Para este ano, a Ótima pretende expandir-se na vertical de varejo, com destaque para comércio eletrônico. 

História

A Ótima começou a operar como uma revenda de VoIP em 2001. Depois, em 2005, criou seu próprio provedor de VoIP. Em 2010, lançou uma plataforma de call center para provedores de Internet. A plataforma omnichannel foi lançada em 2019. Por sua vez, Santos trabalha há seis anos no mercado brasileiro de brokers de SMS, tendo passado antes por TWW e a antiga Wavy (agora Sinch).

A Ótima está sediada em Ituverava/SP e tem escritórios em Curitiba e São Paulo.