Os fabricantes evitam usar oficialmente esse termo, mas na falta de outro nome para chamar aqueles aparelhos que são grandes demais para serem um smartphone e pequenos demais para serem um tablet, a imprensa internacional cunhou o jocoso apelido de "phablets". Sua definição está diretamente relacionada ao tamanho da tela, que oscila entre 5 e 6 polegadas. A categoria nasceu com o primeiro Samsung Galaxy Note e agora chegou a diversos outros fabricantes, como LG, ZTE e Huawei, que apresentam no Mobile World Congress, em Barcelona, as suas versões de "phablets".

Aquele com formato mais curioso é o LG Optimus VuII, quase um quadrado. Ele é LTE, tem tela de 5 polegadas, câmeras traseira de 8 MP e frontal de 1,3 MP. O que ganhou maior destaque em seu respectivo stand, por sua vez, foi o Grand Memo, da ZTE. O aparelho tem tela de 5,7 polegadas, câmeras de 13 MP e 1 MP, conectividade 4G, 1 GB de memória RAM e sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean).

Na Huawei, o "phablet" atende pelo nome de Ascend Mate. Tem tela de 6,1 polegadas, processador quadcore de 1,5 GHz, memória de 1 ou 2 GB, câmeras de 8 MP e 1 MP e Android Jelly Bean.