Na lista de jogos mais baixados nos EUA em 2014 somando a App Store e a Google Play chama a atenção a presença de um título argentino, o Trivia Crack, em oitavo lugar. É o único no ranking que foi criado na América Latina e ficou à frente de sucessos mundiais como Despicable Me, da Gameloft, e Temple Run 2. No Brasil, o jogo atende pelo nome de "Perguntados" e também foi um sucesso no ano passado, tendo sido o quarto mais baixado no País somando as duas lojas. No mundo todo, são mais de 115 milhões de downloads acumulados desde o seu lançamento, em outubro de 2013. No Brasil, foram 16 milhões até agora.

Perguntados é um teste de conhecimentos gerais, com perguntas criadas pelos próprios usuários e divididas em várias categorias. A ideia não é nova mas foi bem executada e está se expandindo mundo afora, com tradução para dez línguas. O modelo de negócios é freemium, tal como o Candy Crush, ou seja, o download é gratuito, mas há vendas in-app, assim como publicidade.

Na Argentina, onde é conhecido como "Preguntados", o sucesso foi tanto que o app virou programa de TV e teve a marca licenciada para a fabricação de diversos produtos. Por trás da Etermax, desenvolvedora do jogo, está um jovem empreendedor argentino, Máximo Cavazzani, que começou criando apps financeiros antes de dar uma guinada em sua carreira e apostar em games. Em entrevista por email com MOBILE TIME, o executivo conta a história da empresa e dá dicas para novos empreendedores móveis.

MOBILE TIME – Na Google Play, Perguntados registra mais de 50 milhões de downloads. Poucos apps desenvolvidos na América Latina atingiram essa marca. A que atribui o sucesso desse jogo?

Máximo Cavazzani – Sim, é verdade. O jogo, além de possuir um forte caráter social agregador, é retroalimentado de maneira bastante democrática pelos próprios usuários do jogo. Eles podem sugerir e enviar suas perguntas para a "Fábrica de Perguntas", onde um sistema inteligente detecta, através da qualificação dos demais usuários – algo como um "Gostei" ou "Não Gostei" – incorporando-as ao jogo. Ou seja, estimula, compartilha e democratiza o conhecimento e mantém as perguntas sempre atualizadas. Além isso, Perguntados requer a interação entre amigos e facilita fazer novos amigos sendo possível conversar enquanto se joga com um ou mais usuários. Finalmente, o jogo oferece um conteúdo sócio-cultural educativo e informativo, proporcionando uma competição de estratégia e conhecimento em categorias como Esporte, História, Ciências, Arte, Geografia e Entretenimento entre uma enorme comunidade de usuários. A edição final das perguntas, feita por uma equipe atenta aos aspectos e acontecimentos históricos e culturais de cada região, é somada à pesquisa do que acontece atualmente, quem são e foram as personalidades artísticas relevantes do entretenimento locais/globais.

Para quantas línguas foi traduzido até agora? Qual país tem a maior base de usuários ativos e por quê?

O jogo segue se expandindo para todo o mundo e agora dá um passo a mais no mercado europeu e asiático, agregando aos sete idiomas já existentes (espanhol, português, inglês, catalão, francês, italiano e alemão), três novos: russo, japonês e holandês.

Quantos downloads acumulados e quantos usuários ativos espera ter do Perguntados no mundo ao fim deste ano?

Estamos com cerca de 115 milhões (mundiais) e a ideia é expandir em todo o mundo para chegar aos novos mercados, incorporando novos usuários em países como Japão, Itália, Alemanha, Rússia etc.

Em que momento percebeu que poderia se tornar uma desenvolvedora de alcance global? Quanto investiu nessa expansão?

Comecei minha vida de desenvolvedor e empreendedor em 2008 um pouco antes de me graduar em Engenharia de Informática, quando criei um app para comprar e vender ações nas Bolsas, o primeiro no mundo. Chamava-se iStockManager e o fiz sozinho em minha casa, no meu computador. Uma das maiores corretoras do mundo, a TD Ameritrade, se interessou e o comprou. A venda desse app financiou praticamente todo o crescimento de Etermax.

Quantos jogos a Etermax lançou até agora e qual rende mais receita?

Temos Apalavrados, Misturadinhos, Bingo Crack, Perguntados e Trivia Fans. Os dados de receita dos jogos são confidenciais.

A Etermax já passou por alguma rodada de investimento? Em caso positivo: quanto levantou? Em caso negativo: pretende passar? Por quê?

A venda da app que desenvolvi, iStockManager, para a TD Ameritrade, financiou praticamente todo o crescimento de Etermax. Não descartamos de no futuro receber investimentos.

Poderia compartilhar números do Perguntados e do Apalavrados no Brasil? Quão importante é o mercado brasileiro para a Etermax?

O Brasil tem enorme importância para Etermax, e faz parte de uma parcela emergente da América Latina que tem sido bastante relevante mundialmente. Segundo pesquisas, em 2017 existirão 145 milhões de smartphones na América Latina e, seguramente, um percentual destes usuários será do Brasil.

Além da Etermax, saberia citar algum outro exemplo de desenvolvedor argentino que tenha conseguido alcance global?

Não. Pelo menos até agora, desconheço se existe outro exemplo.

Que conselhos daria para novos desenvolvedores móveis argentinos e brasileiros?

1) Que seu app seja claro: o aplicativo tem que fazer uma coisa muito bem feita e tem que guiar o usuário para que ele possa utilizá-lo de maneira muito clara e simples. Que seja a melhor em alguma coisa e que se explique com uma frase.

2) Não descuide da estética: não importa quão bom seja seu app, tudo entra pelos olhos. As pessoas gostam das coisas belas!

3) Não pense como um programador: Os apps são desenvolvidos por programadores, mas são usados por gente comum. Às vezes é melhor fazer algo mais simples, que abarque 95% do público. Quando provar seu app, aprenda a pensar como a massa.

4) Que emocione: Faça com que seu app consiga fazer sorrir a quem leia sua descrição (em uma frase!). Parece um conselho absurdo, mas é incrivelmente útil. Em um mundo onde todos têm acesso a tudo, as pessoas escolhem pela emoção.

5) Que se use todos os dias: Busque algo que tenhamos ou desejamos fazer quase todos os dias. O nome do jogo é retenção!

6) Que necessite de amigos: estamos em 2015. As pessoas já não se falam ao vivo, cara a cara. Não podemos mudar isso, mas, sim, aproveitarmos isso. Que o seu app seja parte da evolução e revolução da humanidade.

7) Atenção ao detalhe: detalhe, detalhe, detalhe. Use seu app todo o tempo, que seus amigos o usem e também a sua família. Veja outros apps, compare com o seu produto e trate de entender o que foi de melhor que eles tiveram. Entenda que efeitos produziram e como você pode repeti-los em um novo contexto. Se você dominar esta arte, o mundo se converterá em um mar de conselhos e o genial será evidente diante dos seus olhos. Leva tempo, muito tempo, mas vale a pena. Aprenda a admirar a perfeição. No fim de tudo, ficarão somente os melhores, em 2015 e em 2100 também.