A brasileira In Loco Media criou uma plataforma de mensageria por localização para apps. Batizada de "Proximity Messaging", ela utiliza a sua tecnologia patenteada de localização em ambientes fechados sem a necessidade de beacons. A ideia é oferecê-la para desenvolvedores de apps, que poderão se comunicar com seus usuários de acordo com a localização deles, além de outros filtros de segmentação de ordem demográfica e de comportamento. A novidade foi lançada em Barcelona, durante o Mobile World Congress (MWC), onde a In Loco Media está presente com um stand. Os primeiros 1 mil desenvolvedores que aderirem terão acesso à plataforma gratuitamente por um ano.

"Nossa tecnologia faz tudo o que beacon faz, mas sem a necessidade de instalar infraestrutura e nem ligar o Bluetooth, o que poupa a bateria do smartphone. Nos EUA há um buzz enorme em torno de beacons. Queremos mostrar que eles não são mais necessários", diz André Ferraz, CEO e co-fundador da In Loco.

A empresa mapeia ambientes fechados mesclando dados de sinais de Wi-Fi e do campo magnético captado pela bússola dos aparelhos. O mapeamento é feito automaticamente pelos smartphones que contam com apps instalados que tenham usado o SDK da In Loco. Hoje são cerca de 500 apps que representam 50 milhões de usuários, dentre os quais estão PSafe, Buscapé e Easy Taxi. Shoppings, aeroportos e diversos outros lugares de grande confluência de pessoas no Brasil já foram mapeados.

Internacionalização e rodada de investimento

A companhia agora negocia com apps internacionais para se expandir pelo exterior. "Se fecharmos com o Tinder, por exemplo, poderíamos mapear os EUA em duas semanas", projeta Ferraz.

A empresa quer atingir uma base de 200 milhões de usuários 12 meses após fechar uma nova rodada de investimento (série C) que está negociando para levantar US$ 10 milhões com o intuito de acelerar esse processo de internacionalização. O executivo esteve nos EUA recentemente negociando com potenciais interessados. A ideia é abrir escritórios em São Francisco e em Nova Iorque.

Até agora, a tecnologia de localização indoor da In Loco vinha sendo usada somente para publicidade móvel. Começou vendendo o inventário no Brasil, onde registra 5 bilhões de impressões por mês. Recentemente fez a primeira campanha no exterior, que aconteceu em Miami.