Unimed-BH; Bem Digital

A Unimed-BH lançou em janeiro o Bem Digital (Android, iOS), um plano voltado para o atendimento por telemedicina e pensado para pessoas sem plano de saúde. A novidade conta com 104 adesões, no momento.

O produto oferece acesso à clínica Bem Saúde On-line 24 Horas, disponível no app. Nele, o cliente pode: agendar e realizar consultas à distância; ter acesso a conteúdo e dicas de saúde; receber resultados de exames; e esclarecer dúvidas e obter orientações por meio de uma equipe assistencial. É possível ainda ligar para um número 0800 específico para esse plano para ser atendido pela equipe do Bem Digital.

Vale dizer que o time da clínica Bem Saúde On-line 24 horas é formado por médicos generalistas e profissionais de enfermagem. No caso de uma situação de emergência e o cliente precisar de atendimento em pronto-socorro, ele deverá se dirigir a um dos hospitais credenciados pelo Bem Digital.

Para contratar o Bem Digital, a pessoa deve acessar o site do produto. Uma vez aprovada a contratação, o cliente pode baixar o app. Em seguida, caso esteja de acordo em compartilhar as informações, responderá um questionário, reportando detalhes de sua saúde, como alergias, se foi operado, entre outras informações. Assim, ao se consultar com um médico, ele já terá informações sobre o paciente, facilitando o atendimento.

“É possível concluir que o Bem Digital é uma nova maneira das pessoas se relacionarem com a saúde, mais dinâmica, compartilhada e cooperativa. O cliente não terá um único médico, detentor das informações sobre ele em um papel, mas vários que, ao acessarem o sistema, se assim o cliente quiser, terá suas informações, proporcionando um atendimento personalizado. Temos, então, um sistema de saúde cuidando do paciente e não apenas um médico”, resume José Augusto Ferreira, diretor de provimento de saúde da Unimed-BH em conversa com Mobile Time.

Ferreira também explica que o cliente do Bem Digital receberá notificações push, lembrando de fazer os exames anuais, por exemplo, ou do horário da consulta, mas também perguntas para estimular a fazer esportes. Caso não tenha retorno, o sistema poderá entrar em contato com o paciente por telefone ou WhatsApp, para entender por que o usuário não deu sequência à orientação. Vale reforçar que o contato e o envio de mensagens push com o cliente devem ser autorizados pelo próprio.

Rede credenciada

Apesar de ser um plano digital, o cliente pode se dirigir a um dos hospitais credenciados, sendo possível, inclusive, maternidade e pediatria em caso de emergência. A rede credenciada inclui hospital psiquiátrico, clínica de fisioterapia e fonoaudiologia, além de convênio com uma rede de laboratórios.

O plano é coparticipativo, mas para a utilização da clínica Bem Saúde On-line 24h ou para internação hospitalar, a coparticipação é isenta, assim como a carência para atendimento. A coparticipação é cobrada para consultas com especialistas, exames e procedimentos.

Valores

O Bem Digital é um produto voltado para as cidades de Belo Horizonte, Nova Lima, Contagem e Betim, apesar de ser possível acioná-lo de todo o Brasil. Mas o presencial, como exames e internações, só podem ser realizados nos locais conveniados. O plano família começa a partir de R$ 107,59 e o empresarial, a partir de R$ 85,31.