pagamentos instantâneos

O Reino Unido subiu o tom e está conversando com outros países na Europa para tirar a Rússia do Swift, a rede interbancária baseada em mensageria, após a incursão militar do  governo de Vladimir Putin contra a Ucrânia. De acordo com o The Guardian, o secretário de defesa britânico Ben Wallace, e sua colega de gabinete, a secretária de relações exteriores Liz Truss, estão trabalhando com os colegas da Europa para viabilizar a medida.

Por sua vez, o ministro das finanças da França, Bruno Le Mer, disse à Reuters que a retirada da Rússia do Swift é a “última solução”, pois é uma “arma nuclear financeira”. A ministra das finanças da Alemanha, Annalena Baerbock, disse que a opção da rede bancária é arriscada, pois afeta pessoas comuns que não têm relação com as ações do governo russo, mas usam o Swift para transferir e receber quantias para/de parentes no exterior.

O tema foi levantado nesta sexta-feira, 25, após as tropas do Kremlin avançarem para tomar a capital da Ucrânia, Kiev. Em contrapartida, Europa e Reino Unido aplicaram sanções diretamente ao presidente russo e seu ministro das relações exteriores, Sergey Labrov.

Vale lembrar, o presidente norte-americano, Joe Biden, disse que a alteração no Swift estava fora de cogitação no momento, uma vez que o resto da Europa não quer excluir a Rússia do sistema de pagamentos e que as sanções financeiras impostas pelos Estados Unidos e seus aliados “excedem” o Swift.