A velocidade do processador e a duração da bateria são os aspectos mais importantes para os internautas brasileiros quando forem comprar o seu próximo smartphone. É o que revela pesquisa feita pela Opinion Box a pedido de Mobile Time com 1.392 internautas brasileiros – o estudo tem validade estatística, pois respeitou as proporções de gênero, faixa etária, renda mensal e distribuição geográfica da população brasileira que acessa a Internet. Vale lembrar que metade dos brasileiros acessam a Internet.

Os entrevistados foram convidados a dar uma nota de 1 a 5 sobre a importância que darão a nove diferentes aspectos de um smartphone quando forem comprar seu próximo aparelho. Nessa gradação, a nota 1 significa "nada importante" e 5, "extremamente importante".  A duração de bateria foi aquela que teve maior percentual de entrevistados considerando como extremamente importante: 83,8%. Em segundo lugar veio a velocidade do processador: 77,7%. Em terceiro, a memória para armazenamento, apontada por 75,3%. A classificação como extremamente importantes dos demais aspectos foi a seguinte: memória RAM (68,8%); sistema operacional (64,9%); resolução da câmera (57,8%); conectividade 4G (47%); tamanho da tela (42,2%); marca do fabricante (42,1%).

Quando solicitado que indicassem apenas um aspecto como sendo o mais importante dentre todos esses na escolha do seu próximo smartphone, a ordem foi a seguinte: velocidade do processador (25,1%); duração da bateria (22%); memória para armazenamento (12,3%); sistema operacional (11,2%); conectividade 4G (8,7%); marca do fabricante (8,5%); memória RAM (5,4%); resolução da câmera (4,4%); e tamanho de tela (2,5%).

Por sinal, a duração de bateria é também a maior reclamação dos internautas brasileiros em relação ao seu smartphone atual. 55% deles se queixam que a bateria não dura o dia inteiro. As outras reclamações mais comuns são: pouca memória interna (35,9%); velocidade de dados baixa (23,5%); travamento frequente do aparelho (23,7%); processador lento (19,2%); tela pequena (15,8%); câmera ruim (14%); e poucos aplicativos na loja (4,4%). Cabe destacar que 23,7% dos entrevistados disseram que não têm nenhuma queixa sobre seu smartphone atual.

Maturidade

É interessante notar que a velocidade do processador e a duração da bateria são os itens mais importantes independentemente da maturidade do consumidor na sua relação com smartphones. A pesquisa separou os donos de smartphones em três grupos: aqueles que estão com seu primeiro aparelho; os que estão com seu segundo; e os que tiveram três ou mais. Em todos eles, velocidade do processador e duração de bateria são considerados os itens mais importantes na compra do seu próximo modelo.

A única diferença que se nota na comparação entre os três grupos é que o percentual que classifica como "extremamente importante" cresce em praticamente todos os aspectos conforme aumenta o número de smartphones que uma pessoa já teve. A única exceção é quanto à marca do aparelho, cujo percentual diminui levemente. Além disso, em outros três o aumento é insignificante, ficando praticamente estável: resolução de câmera, tamanho de tela e conectividade 4G.

Próxima compra

De acordo com a pesquisa, 61,3% dos internautas brasileiros com smartphone pretendem trocar de aparelho ao longo dos próximos 12 meses. Para ser mais exato: 13,9% querem comprar um novo nos próximos três meses; 19,8%, dentro de três a seis meses; e 27,6%, dentro de seis e 12 meses. Outros 20,1% planejam trocar dentro de um a dois anos; 7,5%, depois de dois anos; e 11,1% não têm planos de comprar um novo smartphone.

A maioria (55%) pretende adquirir um smartphone de gama média, com preço entre R$ 500 e R$ 1 mil. Enquanto isso, 29,8% estão dispostos a pagar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil e 4,9%, acima de R$ 2 mil (faixa de preço dos aparelhos top de linha, como Galaxy S6 Edge e iPhone 6). E 9,8% esperam comprar um modelo que custe menos de R$ 500.

Esta é a terceira matéria de uma série sobre os resultados da referida pesquisa. As duas primeiras estão disponibilizadas nos links abaixo.

Análise

Os resultados dessa pesquisa indicam uma maturidade do consumidor brasileiro. O tamanho de tela, que chegou a ser um driver importante nos últimos anos para a compra de smartphones, não é mais o principal. O brasileiro aprendeu também que não faz diferença ter uma resolução de câmera enorme no celular, a não ser se você for imprimir a imagem em grandes proporções. Agora, o que importa são características essenciais para uma boa experiência no dia a dia: velocidade do processador, a duração de bateria e a memória interna. Nem mesmo a marca conta tanto, o que acaba sendo verdade pelo menos dentro do grupo que usa Android. Chama a atenção, por outro lado, o fato de menos da metade dos entrevistados considerar 4G extremamente importante. Talvez seja um ponto a ser melhorado na comunicação das operadoras, junto, obviamente, com a cobertura e a qualidade do sinal.

Tela Viva Móvel

A próxima pesquisa da Opinion Box em parceria com MOBILE TIME será sobre comportamento de uso de aplicativos móveis pelos internautas brasileiros. Seus resultados serão divulgados em primeira mão em uma palestra no congresso Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, no WTC, em São Paulo.

O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME e TELETIME. A agenda atualizada do evento e mais informações podem ser obtidas no site www.telavivamovel.com.br. As inscrições no evento podem ser feitas pelos telefones 0800-77-15-028 e 11-3138-4619, entre 10h e 18h; pelo site ou através do email [email protected]/mt2018.