m-commerce

As vendas do comércio eletrônico brasileiro cresceram 41% em 2020, alcançando R$ 87,4 bilhões. Os dados da Ebit|Nielsen na pesquisa Webshoppers 43 mostram que o principal destaque do relatório é o m-commerce. Na análise feita com base de dados transacionais, pesquisa de compra e de entrega dos associados da Ebit, o comércio móvel obteve 79% de aumento ante 2019 e passou a responder por 53% de todo e-commerce nacional, o equivalente a R$ 46 bilhões.

A empresa de pesquisa e análise de mercado afirma ainda que o comércio móvel registrou 106 milhões de pedidos em 2020, incremento de 56%. Ao todo, o comércio eletrônico contabilizou 194 milhões de requisições, crescimento de 30%. Ou seja, o móvel representou 55% do share total de pedidos em 2020.

Em tíquete médio, o m-commerce alcançou um valor de R$ 431 ante R$ 452 do e-commerce todo.

Um dos motivos para puxar o incremento nas vendas digitais foi a oferta de frete grátis, que representou 43% de todas as comercializações. Outro motivo, mais óbvio, foram as restrições ao comércio de rua durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2) .

Ao todo, 13 milhões de novos consumidores aderiram ao e-commerce brasileiro em 2020.