Praticamente um terço (36%) dos usuários brasileiros do TikTok abrem o app pelo menos uma vez por dia, outro terço (34%) abre várias vezes ao dia e um percentual menor (11%) deixa o aplicativo aberto o dia todo. Ou seja, 81% dos consumidores entram na plataforma diariamente, segundo um estudo da Opinion Box feito com mil usuários do app de vídeos no Brasil.

O momento de maior consumo por mais da metade (56%) dos brasileiros no TikTok é durante a noite, sendo que 34% veem entre 20h e meia-noite e 22%, das 18h às 20h.

O tipo de conteúdo mais consumido é de humor (54%) seguido por acompanhar os vídeos de pessoas que seguem (53%), amigos (44%) e notícias (39%). Os perfis que as pessoas mais seguem no Brasil são de humor (58%), música (43%), saúde e fitness (41%) e viagem (40%). Entre os motivos para as pessoas usarem o TikTok, 62% dizem que é para se distrair; 51%, para se divertir; 37%, para descobrir coisas novas; e 30%, para se informar.

E 63% já assistiram live no app, mas 60% começaram a assistir uma live, porém, não sabem como pararam lá.

Outros pontos importantes do estudo:

  • 31% usam o TikTok como primeira opção de pesquisa na web;
  • 60% acham o TikTok uma plataforma de vídeos viciante;

Negócios

De acordo com a análise, mais da metade dos usuários (54%) seguem alguma marca no TikTok, mas a vasta maioria (67%) não comprou ou contratou algum serviço visto no app. Mas 45% dos usuários gostariam que as marcas que seguem utilizassem mais o TikTok. Importante dizer que 62% nunca compraram um produto ou serviço indicado por alguém, mas 64% deixaram de comprar por alguém ter falado mal do produto ou serviço.

Publicidade

Sobre anúncios, quase metade dos consumidores (48%) afirmaram que a publicidade vista na plataforma não tem relação com seu uso. Ainda vale dizer que os usuários afirmam que esses anúncios irritam (34%) e não interessam (34%) para eles. Assim como 32% raramente clicam em anúncios contra 30% que nunca clicam e 28% que clicam às vezes.