Metade (50%) das grandes empresas brasileiras tem pelo uma aplicação ativa em Internet das Coisas (IoT), um percentual acima da média global de 46%. Um estudo do MEF com 450 líderes de tecnologia em firmas com mais de 250 funcionários revelou que 52% das companhias no País estão desenvolvendo ao menos mais uma aplicação de IoT para ativar em breve, contra 54% da média global.

Importante dizer, o estudo teve de 30 a 70 respondentes de cada um dos nove países envolvidos: África do Sul; Alemanha; Brasil; Estados Unidos; França; Espanha; Indonésia; e Índia.

Em uma escala de notas de 1 a 5, sendo 5 a mais alta, as aplicações de IoT que gestores de tecnologia mais pedem no Brasil estão ligadas à segurança, com 4,4 na média das respostas, ante 4,1 dos outros países. Outras aplicações citadas são atualização OTA (4,2 de média no Brasil contra 4,1 no mundo), onboarding zero-touch (4,1 no Brasil e 4 no mundo), e a integração de eSIM e UCCC (4 no Brasil e 4 no mundo).

Outro dado é que 80% das companhias brasileiras pretendem ampliar suas instalações de IoT nos próximos 12 meses, ante 63% da média global.