Gradativamente começam a aparecer soluções para baratear e popularizar o desenvolvimento de aplicativos móveis no Brasil, tendo como público alvo pequenas e médias empresas ou até mesmo pessoas físicas. Servem de exemplo o Vivo Meu App, elaborado pela Mowa e pela Vivo, e a plataforma uMove.me, da Trevisan Tecnologia. O mais novo projeto com essa finalidade se chama Bússola Apps e foi lançado há pouco tempo pela Bússola, uma agência de comunicação digital do norte do Paraná.

A Bússola Apps é uma plataforma que permite a pequenas empresas criarem com rapidez aplicativos nativos para iOS e Android, além de uma versão em HTML5, o que permite o uso por outros sistemas operacionais. A plataforma, acessível pela web, oferece uma série de módulos, que constituem diferentes ferramentas que podem ser incluídas no aplicativo. Há módulos de notificações push, click to call, direcionamento por GPS, integração com redes sociais, vídeos, fotos, reservas de mesa, agenda, música etc. Pelo portal na web, além de montar o app, o cliente pode gerenciar notificações push enviadas para seus consumidores, por exemplo. Não é requerido conhecimento prévio de programação. É possível criar um app em poucos dias, garante o diretor da Bússola Apps, Guilherme Oliveira.

O executivo explica que o diferencial do sistema em comparação com os concorrentes está na possibilidade de desenvolver softwares que não sejam meramente informativos, mas que estreitem o relacionamento entre marcas e seus consumidores. Os três primeiros títulos criados com a plataforma são de duas casas noturnas e de uma editora. A meta é chegar a 90 aplicativos até o final do ano.

A Bússola cobra uma taxa de adesão de R$ 499, que inclui ajuda no design do app e na sua publicação nas lojas de aplicativos App Store e Google Play. Além disso, cobra-se uma mensalidade de R$ 399 (no plano trimestral) ou R$ 299 (no plano anual).