A busca por filmes clássicos e cults é bem difícil. Mesmo na Internet, com tantos os bancos de dados e diversos serviços de streaming e alugueis de filmes disponíveis, ainda não é fácil encontrar filmes de Jean-Luc Godard, François Truffault, Stanley Kubrick ou até de cineastas mais recentes, como Danny Boyle e Sofia Coppola.

O aplicativo MUBI (Android e iOS) se apresenta como uma opção de películas tradicionais e até pouco conhecidas com curadoria de especialistas. Com opções de filmes dos circuitos Cult, como do cinema francês, espanhol e italiano, ele possui um sistema de streaming similar ao Netflix, com a possibilidade de assistir em diversas telas (PC, tablet, smartphone e videogame).

O MUBI tem como vantagem a opção de baixar o filme para assistir em um aparelho, mesmo se o usuário estiver fora da rede – mesmo em HD. Além de ‘favoritar’, compartilhar, escrever uma análise e compartilhar para amigos. Por outro lado, o mecanismo da plataforma funciona com os curadores do app adicionando um novo filme por dia. A obra pode ser assistida pelo usuário durante 30 dias. Após esse prazo, o filme deixa a plataforma.

O aplicativo é interessante e uma boa opção para quem deseja conhecer novos filmes, fugir da mesmice de outros serviços de streaming ou rebuscar filmes clássicos. O primeiro mês é gratuito, mas a partir do segundo mês a plataforma passa a cobrar US$ 5,99 mensais.

Pesa contra o MUBI o fato de não ter um sistema de busca como em sua plataforma para PCs.