Em apenas seis meses subiu de 38% para 45% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam algum serviço pago de streaming de filmes e séries, informa a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil. O resultado decorre do aumento da competição nesse setor, com a chegada de novos players no País e a consequente intensificação da publicidade em torno desses serviços.

A assinatura é mais comum entre consumidores das classes A e B (53%) do que entre aqueles das classes C, D e E (44%). A idade também faz diferença. 54% dos usuários de smartphone com idade entre 16 e 29 anos assinam serviços pagos de streaming de filmes e séries. A proporção cai para 45% no grupo entre 30 e 49 anos, e baixa para 28% entre aqueles com 50 anos ou mais.

Pela primeira vez notou-se uma queda da preferência pelo Netflix. Em junho passado o Netflix era apontado como o principal app de streaming de filmes e séries por 92% dos consumidores que pagam por esse serviço. Agora, o percentual caiu para 85%. Quem ganhou participação foram Amazon Prime Video (4%) e GloboPlay (2%).

A pesquisa entrevistou 2.002 brasileiros de 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone entre os dias 13 e 24 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado aqui.