A Celesc, companhia de eletricidade de Santa Catarina, iniciou um projeto de piloto para receber pagamento da conta de luz em cartão de crédito e débito. O teste está sendo feito na cidade de Tubarão/SC, através de sua unidade de atendimento, por meio de guichês presenciais ou pelo totem de autoatendimento. Em breve a novidade chegará também ao site e ao app da distribuidora de energia. Após alguns meses de avaliação, o pagamento por cartão poderá ser expandido para o restante do estado.
A maioria das distribuidoras de energia cobram por boleto bancário ou débito automático. O pagamento com cartão de crédito é visto como um meio mais prático e fácil por uma parcela da população, o que ajuda a reduzir a inadimplência.
A solução testada pela Celesc foi desenvolvida pela Multicom, empresa especializada em pagamentos digitais recorrentes, com atuação destacada nos setores de telecom e de energia. No ano passado, a empresa processou mais de 2 bilhões de transações que movimentaram R$ 1,4 bilhão.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA