A Verizon Communications Inc. concordou em pagar US$ 4,8 bilhões para comprar o Yahoo, colocando fim a um prolongado processo de leilão para a aquisição do portal de Internet. A informação, divulgada neste domingo, 24, pelo The Wall Street Journal e pela Bloomberg, foi confirmada nesta segunda-feira, 25.

O preço, que inclui o negócio de Internet do Yahoo e alguns imóveis, é uma oferta bem abaixo da prevista pela empresa do Vale do Silício, que já foi avaliada pelo mercado em mais de US$ 125 bilhões no auge do boom das chamadas pontocom.

Mesmo com a  aquisição, a empresa ainda manterá suas ações do site de comércio eletrônico chinês Alibaba e as ações do Yahoo Japão, que, segundo analistas, têm valor aproximado de US$ 40 bilhões.

Para a Verizon, sediada em Nova Iorque, a aquisição se soma ao negócio de mídia digital e publicidade que ela está tentando construir.

Quando a concorrência começou em abril, a Verizon foi a favorita com o plano de incorporar o Yahoo em seu negócio de mídia digital, que inclui também a AOL, adquirida no ano passado por US$ 4,4 bilhões.

Estavam na concorrência, além da Verizon, os fundos Bain Capital, Vista Equity Partners, TPG e Advent International, bem como um grupo liderado pelo fundador do Quicken Loans, Dan Gilbert. A AT&T se juntou ao processo de concorrência mais tarde, mas não foi vista como uma candidata séria. Em junho, a Verizon tinha apresentado uma oferta de US$ 3 bilhões, mas que não incluíam os imóveis do Yahoo.

A Verizon está construindo um portfólio de conteúdo on-line com o objetivo de monetizar o negócio através de publicidade, com sites como Huffington Post e TechCrunch, que adquiriu dentro do acordo de compra do AOL no ano passado. Além disso, tem seu próprio app de vídeo móvel, chamada go90.

Ao adquirir o Yahoo, pretende ainda trazer mais milhões de visitas a sites como o Yahoo Finance e Yahoo Notícias, para concorrer no segmento de publicidade digital com Facebook e Google.