"A banca" é um novo aplicativo (Android e iOS) e portal web no qual a gaúcha Maven concentra centenas de títulos de jornais e revistas criados a partir da sua solução de edição e distribuição digital de publicações. Lançado há pouco mais de um mês, "A banca" substitui o antigo MavenMag e já registra 1,2 mil leitores cadastrados e mais de 5 mil visitas.

Aproximadamente 350 títulos utilizam as soluções de digitalização da Maven – 30% são jornais e 70%, revistas. Muitos deles estão disponíveis em "A banca" e outros têm seus aplicativos exclusivos, criados a partir da solução batizada como MavenApp. A empresa estima que todos juntos somem cerca de 300 mil leitores por mês.

A Maven cobra uma mensalidade do provedor de conteúdo cujo valor leva em conta as seguintes variáveis: média de páginas por edição, periodicidade e tiragem (se houver impresso). Essas variáveis são fundamentais para o cálculo de espaço de armazenamento e banda disponível no servidor. A receita com assinatura e com publicidade dentro das publicações é toda dos editores. A solução da Maven permite a inclusão de material multimídia, como vídeos, áudios em MP3, links e fotos extras.