O Santander lança na noite desta terça-feira, 25, uma campanha na TV aberta sobre uma nova solução financeira sua batizada de SX e que incluirá o PIX. É o começo de uma corrida das grandes instituições financeiras para que seus clientes associem suas contas a seus números telefônicos (leia a análise abaixo).

Cabe lembrar que o cadastramento de usuários ao serviço de pagamentos instantâneos junto ao Banco Central começará somente no dia 5 de outubro e o PIX terá seu soft launch dia 3 de novembro, lançamento oficial somente no em 16 de novembro.

Análise

O movimento do Santander merece ser analisado sob alguns aspectos:

1) A corrida pelo número celular. O PIX demandará que cada consumidor associe sua conta bancária ou de pagamento a um dado pessoal seu (CPF, telefone celular e/ou email). Esses dados pessoais são chamados pelo Banco Central de “chaves de endereçamento”. Pela facilidade de uso e por estar presente na agenda de contatos dos smartphones das pessoas, o número do telefone celular provavelmente será a chave de endereçamento mais popular. Tendo o número de uma pessoa cadastrado na agenda permite enviar-lhe dinheiro por PIX sem precisar saber seu banco, agência, conta, CPF e nem mesmo seu nome completo. Mas cada chave de endereçamento só pode estar associada a uma conta. Portanto aqueles bancos que conseguirem mais rapidamente convencer seus clientes a associar suas contas a seus números telefônicos no PIX vão sair ganhando.

2) Educação de mercado. O brasileiro vai precisar aprender a fazer um PIX. Para que esse meio de pagamento se popularize, é importante que grandes marcas, incluindo bancos e redes varejistas, ajudem na divulgação do serviço, tal como as bandeiras de cartão fizeram com os pagamentos por aproximação alguns anos atrás.

3) A princípio o PIX é igual para todo mundo. É interoperável, tem funcionalidades padrão, uma mesma marca visual etc. Será interessante acompanhar como cada banco vai tentar se diferenciar e convencer o consumidor a associar seu número telefônico à sua conta e não à do concorrente. O Santander ainda vai explicar as vantagens do seu produto SX, no qual o PIX estará incluído.